Design Jan Carle

Como os chatbots estão mudando a indústria de comércio eletrônico

Eles vieram para ficar

Uma das lições mais fundamentais do e-commerce é que você precisa ficar à frente da tendência. É por isso que você precisa perguntar constantemente “o que vem por aí?” Para as necessidades de seus clientes.

Como o comportamento do consumidor muda o que parece a cada minuto, não é inteligente se fixar no que funcionou nos bons tempos – e o que você imagina funcionará no futuro. Ficar um passo à frente é muitas vezes a diferença entre um negócio que afunda e um negócio que nada.

Isso pode ser um choque, mas vender on-line é sobre os relacionamentos que você cria com um ótimo serviço – e isso nunca muda. É simplesmente uma questão de atender os clientes quando e onde é importante.

A principal estratégia de e-commerce para vendas e marketing antes dos chatbots era uma mistura de mídia social e marketing por e-mail. Embora de propósito semelhante, eles tendem a não conseguir melhorar as conversões e fornecer um serviço rápido.

Isso certamente mudou: muitas empresas de e-commerce agora usam chatbots para resolver problemas de atendimento ao cliente, personalizar vendas, marcar compromissos e muito mais. 

Tudo acontece em tempo real através do Messenger e está mudando radicalmente a forma como os clientes interagem com as empresas. 

Mas o que isso significa para você?

Como o Chatbots mudou o eCommerce

A tendência é evidente: os chatbots são a nova ferramenta imprescindível no comércio eletrônico. 

chatbots estão mudando a indústria de comércio eletrônico

É claro, o email marketing tem seu lugar nos negócios porque está centrado em três coisas: acessibilidade (todo mundo tem um endereço de e-mail), simplicidade (é fácil enviar um e-mail), intergeracional ( mobile não é o principal dispositivo dos 55 e sobre demográfica ).

Ainda assim, não há dúvidas sobre isso – os chatbots ampliam os limites de vendas, marketing e atendimento.  

Esta é uma excelente notícia para as equipes de comércio eletrônico, porque a relevânciae a personalização são tradicionalmente difíceis de executar e podem envolver software caro. Considerando que agora, 80% das empresas voltadas para o consumidor relatam um plano para usar os chatbots até 2020.

Facebook Messenger, WhatsApp, Twitter, site – os novos canais chatbot continuam abrindo caminho para tomadas de baixo custo e acessíveis para interações com clientes. 

Pense no que isso significa.

Você pode vender mais produtos sem levantar um dedo

Repita a receita de vendas. Na verdade, 48% das transações de comércio eletrônico vêm de clientes fiéis ou de fãs que curtem seus produtos. Agora, você pode criar um público-alvo mais ativo, mais rápido e recomendar produtos melhores no Messenger, em vez de enviar e-mails. As recomendações ainda são a maneira favorita de aumentar as conversões e têm uma taxa de compra 70% maior do que os compradores únicos.

Você tem o poder de construir relacionamentos – em escala

Você não está mais dependente de conversas unilaterais que prejudicam o relacionamento com o cliente. Taticamente, o uso de chatbots dá à sua marca uma voz única e uma vantagem competitiva sobre outras empresas que usam os mesmos modelos de email cansados.  


O curso de Chatbot Marketing é um curso voltado a vendas através de chatbot. Ele ensina passo a passo como construir um chatbot com Manychat e Facebook Messenger além de estratégias de vendas que podem ser adaptadas para chatbots.
SAIBA MAIS CLIQUE AQUI

Seus clientes agora se servem

As abordagens tradicionais de atendimento dependiam de telefone, e-mail e suporte ao vivo – esperando que seus clientes não desapareçam antes de você chegar até eles. A mudança para os chatbots não apenas minimiza a necessidade de suporte humano, mas permite que os clientes se sirvam. Considerando que 60% dos consumidores dos EUA preferem o autoatendimento automatizado para tarefas simples, você estará fazendo um favor ao ter um chatbot prontamente disponível para ajudar.

Como você pode se beneficiar da mudança

As marcas de comércio eletrônico de maior sucesso têm uma estratégia clara de chatbot. Devido à mudança de cenário, você não pode confiar apenas em e-mail para marketing, vendas e atendimento – as interações com os clientes precisam acontecer em todos os canais relevantes.

Abaixo estão algumas maneiras de lidar com seus negócios no cenário de eCommerce em constante mudança:

Chatbots estão mudando a indústria de comércio eletrônico

  1. Descubra quais problemas os clientes têm em seu site. São perguntas de produtos pré-venda? Envio e rastreamento de informações? Alta taxa de carrinho abandonada? Avaliar as ações do cliente ajuda a criar sequências de bots específicas, adaptadas às suas necessidades. Seu objetivo é conversar diretamente com eles, fornecer as informações de que precisam e resolver quaisquer problemas.
  2. Decida suas metas e objetivos do chatbot. Você quer reduzir as taxas de abandono de carro em 10%? Melhore as conversões de vendas em 4x? Aumentar pedidos repetidos? Saber o que você quer que seu chatbot realize ajudará a guiar melhor seu roteiro e a acompanhar os objetivos da empresa.
  3. Lembre-se de orçamento para suporte ao vivo. As pessoas querem ser ajudadas rapidamente, obter informações rapidamente e sentir que estão sendo ouvidas. Chatbots não resolverá todos os problemas de vendas, marketing e serviços. Se um cliente se esforça para obter respostas ou comprar um produto, um agente ao vivo pode precisar entrar para ajudar.
  4. Invista em aprender sobre o seu chatbot. Sua campanha de marketing do Messenger será tão boa quanto o seu chatbot. Você pode buscar informações gratuitas na própria internet como também já iniciar de modo PROFISSIONAL para que você possa criar campanhas eficazes, encantar os clientes e gerar mais vendas em sua loja.

Gostaria de melhorar seu marketing no Messenger? Quer sua empresa, seu negócio local em outro nível?

** Conheça o Curso CHAT BOT MARKETING e construa seu bot ainda hoje. Clique aqui para maiores detalhes.

Sobre o autor | Website

Me chamo Jan Carle. Sempre buscando novos conhecimentos na área de tecnologia, marketing digital e internet, é um prazer te receber aqui...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.