Design Jan Carle

Uma Imagem Profissional do Seu Produto É Importante Para o Seu Negócio?

“Será Que Uma Imagem Vale Por Mil Palavras? Uma Imagem Profissional do Seu Produto é Importante Para o seu Negócio?”

Recentemente participei de um simpósio de administração, em meu local de trabalho, (quartel do Exército Brasileiro) onde os gerentes responsáveis por suas seções/repartições, nos apresentaram estatísticas, informações de sua responsabilidade e qual a importância sobre sua função dentro da empresa. E isto foi feito em forma de apresentação pelo projetor multimídia data show, onde o palestrante demonstra por meio de textos e imagens o conteúdo a ser apresentado. Será que a Imagem Profissional do Seu Produto é importante?

“Mas O que Isto Têm a Ver Com Imagem Profissional?”

Bem vamos lá… logo após o término da 2ª palestra, e sendo um “crítico e observador” em imagem profissional, no bom sentido, rsrsrs, comecei a observar o comportamento das pessoas que estavam no recinto, do qual relato conforme as apresentações:

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO

ppt

O que me chamou a atenção desta apresentação foi o fato de que o palestrante utilizou enfaticamente o recurso de texto e poucas imagens gráficas para ilustrar o conteúdo. E o comportamento da platéia foi de quase sonolência total à desatenção do assunto abordado, com conversas paralelas e aquele olhar de quem está a milhas de distância daquele lugar. Ficando claro que o assunto não estava sendo absorvido por ninguém.

SEGUNDA APRESENTAÇÃO

ppt2

 

Aqui a história muda de figura. Já de imediato o palestrante utilizou uma imagem de fundo para o início de sua apresentação causando uma certa expectativa, utilizando de forma prática e profissional abusou no uso de imagens e ilustrações sobre o assunto abordado.

Utilizando um recurso de intercalar o texto com imagem profissional, não falo de qualquer imagem baixada na internet, o palestrante conseguiu que sua audiência ficasse interessada na sua apresentação.

Observei claramente que as pessoas ficavam mais interessadas quando viam uma imagem relacionada com o que estava sendo apresentado, cessaram os burburinhos, quem já estava quase dormindo acordou, hehehe, e assim o objetivo foi alcançado.

Ficou bem claro que as pessoas despertam interesse para algo quando se tem a visualização além de textos enfadonhos.

VAMOS CONTINUAR…

Uma Imagem Profissional é Importante Para o seu Negócio ou produto Digital?

Sempre fica esta pergunta no ar “Devemos julgar um produto digital por sua aparência”?. Penso que a grande maioria irá responder que não! eu também discordo desta frase. Mas…

Imagine você  em uma banca de revista, e presumindo que saiba o que deseja encontrar, começa então a procurar aquela revista, livro, manual sem ao menos atentar para a sua cobertura! seria quase que impossível executar esta tarefa, causaria uma grande ilusão e decepção.

Pois neste momento o que realmente buscamos é o conteúdo. Mas o que nos mas chama a atenção, ou que sobressai aos nossos olhos, sem sombra de dúvidas será o título da mensagem aliada a imagem profissional do produto, no caso um livro ou uma revista, que esteja impecável.

Inconscientemente, você vai ser atraído para a capa ilustrada. Sua impressão será que este livro tem mais valor. E detalhe, você decide o que será comprado sem perceber que foi influenciado pela capa daquele e-book ou revista, por exemplo.

E como estou escrevendo este post com certa inspiração, rsrsr, me veio aquele outro velho ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”, em suma, posso ter grandes argumentos para o meu negócio, mas a partir do momento que disponibilizo uma imagem profissional para o meu produto…tudo é visto com outros olhos.

Mas de certa forma esta afirmação mantém alguma verdade. Como  seria isto?  a imagem profissional do produto, que pode ser, uma capa/cobertura incrível, sem dúvida, ajudaria a vender um e book.

E , não se engane, somos avaliados, muitas vezes em 3 segundos ou menos, pela representação gráfica de nossos produtos. E diferente do que possamos achar a imagem profissional do seu produto fará toda a diferença para as suas vendas.

bizu

 

Enquanto o conteúdo é a essência do produto, a embalagem deste produto, ou seja, a imagem profissional deste produto é o que determinará incisivamente o seu interesse em seu leitor/consumidor.

Um e book, caso você não saiba, é um arquivo que pode ser lido usando o computador, IPAD, ou leitor eletrônico como o Kindle. Como um livro físico, um e-book também precisa de uma capa (cover) profissional para auxiliá-lo em suas vendas. E o consumidor nos dias de hoje é muito exigente, dado a riqueza de recursos que existe nos dias de hoje.

Apresentando uma capa profissionalmente editada você irá dar ao seu material um outro nível de visualização, principalmente se for em 3D.

Veja alguns benefícios de uma imagem profissional:

 

** A primeira impressão é a que fica;

** Aumenta o valor percebido;

** Aumenta a credibilidade do seu produto;

** Você cria na mente do seu comprador uma imagem real para o seu produto;

** Uma imagem profissional em 3D é algo mais próximo da realidade.

 

“As pessoas sentem a necessidade ver a imagem daquilo que estão comprando ou que está sendo relatado, e uma imagem profissional fará certa diferença…”

 

Com um design personalizado para uma imagem profissional, do seu produto seja um e book, box, revista, relatório, template, banner, header, etc,  vai passar de apenas um resumo de um simples documento textual para um produto de visual, e essa vantagem não deve ser subestimada. Não é por acaso que as pessoas têm a necessidade de ver e tocar em objetos antes de comprá-los.

As pessoas geralmente têm uma atenção curta, especialmente quando elas são bombardeadas com anúncios e distrações online todos os dias e offline. Então, como disse antes, você terá poucos segundos para chamar a atenção naquele exato momento para aqueles que estão na sua página. Se não for possível, então você perdeu um cliente potencial, mesmo se eles têm um tempo de atenção curto.

E é claro que os gráficos não fazem tudo isto sozinho mas este combinados com textos inteligentes de chamadas para a sua Headline será um conjunto poderoso para o seu sucesso.  Desprezar este quesito é  não atentar para o quanto o seu trabalho é importante para você.  E é uma das maneiras mais fáceis para aumentar imediatamente sua credibilidade e vendas dos seus produtos.

E Você Já Pensou no Assunto?
Dê sua opinião e enriqueça a postagem…


Qualquer que seja o seu produto, INCLUSIVE A SUA IMAGEM PESSOAL, não subestime a importância da imagem profissional.

Jan Carle

Sobre o autor | Website

Me chamo Jan Carle. Sempre buscando novos conhecimentos na área de tecnologia, marketing digital e internet, é um prazer te receber aqui...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

27 Comentários

  1. Jan Carle disse:

    Olá Juçara, tudo bem?

    Muito obrigado por sua visita, seus cometários são sempre bem vindos!

    Gostei da sua idéia sobre fotos e imagens públicas, irei tomar nota.

    Um grande abraço e muito sucesso.

    Jan Carle

  2. Davi disse:

    Oi Jan. Bom artigo, parabéns! Gostaria de saber quanto que você cobra para criar um cabeçalho para um site e também a capa de um curso em formato eletrônico (ebook)?

    Obrigado!

  3. Jan Carle disse:

    Olá Davi, tudo bem?

    Anda sumido hein? obrigado pelo elogio, mas o fato que originou a postagem é
    que me fez abrir os olhos definitivamente para este aspecto. Sobre o serviço
    me mande um e-mail falando detalhes do seu projeto.

    Forte abraço,

    Jan Carle

  4. Ivo Macedo disse:

    Jan, gostei… Ao mesmo tempo que você deu os conselhos da importancia visual gráfica de um produto e conjunto de texto, fez isso no decorrer do post.

    Realmente eu confesso que já comprei muitos produtos… PELA CAPA!
    Eu sou um profissional em Web-Designer, e um dia fui na banca, bati o olho e vi ‘O LIVRO!’ o nome do livro é ‘Tutoriais Photoshop II’ e a capa era incrivelmente linda e parecia que tava escrito nela assim:

    – Ivo me compre! Me compre! Me compre…

    E não deu outra, eu comprei (R$ 50,00), mas quando vi o conteúdo, não era nada de tão impressionante como eu pensei que seria. Me pergunte se eu li 10 tutoriais do livro? Não li nem 5! rsrsrs e ele está aqui na pratileira para ficar bonito heheheh

    No ambito virtual é a mesma coisa, mesmo se você não vender, tenha certeza que você passou uma impressão extremamente profissional para quem acessou as páginas do seu site. Um exemplo disso é você mesmo Jan, passa uma impressão extremamente profissional de seus produtos para mim.

    Quem sabe uma hora não possamos juntar nossas habilidades para criar um super manual virtual sobre isso para os Webmarketers em geral? Heheheh 😀

    Abraços Campeão!

  5. Jan Carle disse:

    Olá Ivo,

    Obrigado pelo comentário, vindo de um web designer, parece que estou no caminho certo, rsrsrs. A sua ilustração serviu como uma luva para enriquecer a postagem.

    Também já passei por situações como está, e é a mais pura verdade. Creio que muitos já tiveram esta experiência.

    A idéia do manual é muito boa, quem sabe?hehehe.

    Valeu pela visita Ivo e até breve!

    Jan Carle

  6. Jan Carle disse:

    Olá Ilderley, tudo bem?

    Obrigado pela visita ao blog, e que bom que gostou da postagem. Sobre
    o software, utilizo o photoshop. É claro que existe uma pequena edição das
    imagens que são criadas e adptadas, é o toque final, hehehe.

    O mercado hoje não aceita mais amadorismo, quem não se preocupar com
    isto estará sempre um passo atrás.

    Forte abraço,
    Jan Carle

  7. Ivo Macedo disse:

    Jan, como faço pra assinar sua Newsletter? Procurei mas não encontrei.

    Até +

  8. Jan passei para conhecer seu blog ele é notª10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua familía
    Um grande abraço e tudo de bom

  9. Jan Carle disse:

    Olá Rodrigo, tudo bem?

    Seja bem vindo ao blog!

    Muito obrigado por sua visita e agradeço por suas palavras, desejo a
    você toda sorte em sua vida profissional, familiar e que Deus o recompense
    generosamente.

    Abraços,

    Jan Carle

  10. Ivo Macedo disse:

    Jan, não pude deixar de notar uma funcionalidade incrivelmente interessante nesse blog. Assim que qualquer pessoa comenta, ela pode editar o comentário durante determinado tempo.

    Gostaria de saber como adaptar isso no meu também: É um funcionalidade que já vem instalada no template, um plugin ou um código que você inseriu manualmente?

    Acho que um post sobre isso ia ser muito maneiro ein rsrsrs

  11. Jan Carle disse:

    Olá Ivo, tudo bem amigo?

    Realmente este plugin é uma “mão na roda” descobri ele no site do Gustavo Freitas, então fui a procura do mesmo.

    É muito fácil de utilizar, chama-se “WP AJAX Edit Comment”, inclusive o meu já precisa de atualização. O link é
    http://wordpress.org/extend/plugins/wp-ajax-edit-comments/ tenho certeza que gostará.

    E a idéia da postagem sobre o plugin gostei.

    Abraços,

    Jan Carle

  12. Ivo Macedo disse:

    Valeu Jan, logo logo vou instalá-lo em meu blog.
    Até mais parceiro 😀

  13. Ivo Macedo disse:

    Outra coisa… Estou criando um projeto virtual que vai ser um sucesso absoluto Jan porém é um trabalho que exige a contratação de outros profissionais além do conteúdo principal.

    E em breve vou precisar de um desenhista profissional que saiba criar desenhos estilo ‘ficção’ com paisagens no fundo e coloridos. Você sabe fazer isso ou conhece alguém para indicar?

  14. Jan Carle disse:

    Esteja à disposição parceiro. 🙂

    Jan Carle

  15. Jan Carle disse:

    Olá Ivo,

    Embora eu seje um fã de ficção, foge um pouco do meu conhecimento, estarei analizando quem poderia contratar ajudar. Mas me conte mais sobre o assunto?

    Jan Carle

  16. Jan,

    primeira vez que acesso seu blog e gostei muito do conteúdo!

    Parabéns por estar criando um conteúdo tão bacana.

    Conquistou mais um leitor!

    Caio Ferreira

  17. Jan Carle disse:

    Olá Caio, tudo bem?

    Muito obrigado pela visita ao blog, seja bem vindo! Agradeço também
    pelas palavras. Embora eu não seje um problogger, procuro sempre
    postar algo que valha a pena.

    Abraços,

    Jan Carle

  18. Ivo Macedo disse:

    Jan, Jan… Jóia!?
    Cara criei um artigo onde menciono você, acho que vai gostar muito, dá um pulinho aqui >> http://www.seusite10.com.br/top-10-internet-marketers-no-brasil-em-2011/

    Abraços parceiro!

  19. Jan Carle disse:

    Olá Júlio, tudo bem?

    Seja bem vindo ao blog e muito obrigado pelo elogio.

    Muito sucesso em sua vida!

    Jan

  20. Olá Jan,

    Parabéns pelo blog e pelo post sobre esse assunto, tão relevante e, ao mesmo tempo, tão menosprezado.

    Muita gente não se dá conta de que a embalagem, a capa, enfim, o visual do produto, é algo que valoriza o conteúdo do mesmo e reforça a imagem de qualidade daquilo que se está buscando divulgar e promover.

    Isso é fato não só no mundo real com produtos físicos reais, mas principalmente no mundo digital, onde os produtos digitais (infoprodutos) são intangíveis e se traduzem em informação empacotada de diversas formas (ebooks, audio, video, templates, gráficos etc) . Nesse caso, além de ressaltar a qualidade do produto, a capa virtual confere também tangibilidade, ou seja, torna o produto algo quase que palpável para quem o está visualizando. E isso é fundamental.

    Lembro-me de ter visto uma palestra de design há alguns anos, do presidente da agência de design de embalagens que reformulou, na época, o rótulo da lata de Nescau. Tudo que eles fizeram foi introduzir no rótulo aquele raio vermelho que atravessa o nome “Nescau” do produto (pra falar a verdade, não me recordo agora se a lata atualmente ainda é assim, mas vale o exemplo). Eles não fizeram nenhuma campanha, nenhum esforço extra de promoção e marketing, não mexeram no preço, não mudaram mais nada. Lançaram a nova embalagem no mercado. Resultado: da noite para o dia, 30% de aumento nas vendas do produto.

    E tem gente que não leva a parte gráfica de seu produto a sério…

    Abraços, sucesso e mais uma vez, parabéns pelo site.

  21. Jan Carle disse:

    Olá Marcus, tudo bem?

    Muito obrigado por enriquecer a postagem com seu comentário, demonstrando que você viveu esta situação e que não se trata de nenhuma
    estatística falsa ou forjada.

    Se as pessoas que trabalham com internet (digo o empreendedores) focarem o quanto é importante este aspecto, passariam a levar em consideração
    com mais carinho este pequeno, mais super importante detalhe.

    Saiba que é um prazer recebê-lo por aqui, volte mais.

    Forte abraço,

    Jan

  22. Rodrigo disse:

    Eai Jan gostei do seu blog.
    Me interessei em ser um info vendedor, mais não sei nem por ond começar gostaria de uma ajuda se possivel.
    Vaileu sucesso pra você cara.

  23. Jan Carle disse:

    Olá Rodrigo, td bem?

    Obrigado por sua visita e seu elogio. O mercado é grande e você deverá buscar fazer aquilo que mais gosta, desta forma terá maior disposição e pouca dificuldade para desenvolver um trabalho profissional. De início diria a você que pesquise por assuntos que desejaria desenvolver, sem muita correria e com paciência verá que as coisas vão se encaminhando.

    E até o momento que não tiver nehum produto seu, poderá usar programas de afiliados. Aconselho você a conhecer o Hotmart e afiliar-se a algum produto que lhe agrade.

    Enfim todos os dias você estará aprendendo novidades, porque por aqui a coisa é na velocidade de uma tecla.

    Abraços,

    Jan

  24. Jan Carle disse:

    Olá tudo bem?

    Muito obrigado pelo seu comentário certamente veio enriquecer o assunto. Suas palavras denotam a verdadeira consciência de um profissional que entende que para se ter sucesso deve-se ter uma preparação diferencia dos demais.

    O assunto “imagem profissional” em um sentido mais específico, no meu modesto ponto de vista, além das competências que você citou e certamente deverá ter o controle, é de trazer ao entendimento de que em um mercado onde se explora a imagem do seu produto, serviço deverá sem dúvida ter uma atenção especial. Dentro deste segmento há profissionais especializados que poderão auxiliar o cliente em questão.

    A “imagem profissional” do qual faço ressalva no texto diria que está totalmente contextualizada na publicidade voltada para web, ou seja, vai muito mais além do que uma simples página html ou website.

    Mas uma vez muito obrigado pelo seu rico comentário.

    Forte abraço

    Jan

  25. gold price disse:

    O primeiro produto a ser vendido é a sua imagem. Se o seu cliente lhe comprar, você tem grande possibilidade de fechar a venda. Então, listei quatro pontos fundamentais, que considero as ferramentas do Profissional de Vendas, aliás, as ferramentas de todo profissional, pois todos vendem, um produto, um serviço, uma imagem.

  26. Jan Carle disse:

    Olá tudo bem?

    Muito obrigado pelo seu comentário. A imagem realmente é o pontapé inicial de qualquer ação, seja uma venda, um suporte, ou até mesmo uma rejeição.

    Forte abraço,

    Jan Carle

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.